14 março 2013

45

♥ Minha transição capilar

#Transição #Cabelos
[Transição Capilar]
transição capilar: do liso com química ao crespo natural
Transição: Mudança de uma forma para outra, deslocação, passagem, mudar, transitar.
E é exatamente isto a Transição Capilar, a passagem do cabelo relaxado ou tratado quimicamente para o cabelo natural. Algumas pessoas passam pela transição capilar com o fim de mudar o tipo de química. Outras passam pela transição para ficarem com os cabelos naturais, meu caso.
Então hoje vim contar um pouquinho como estou depois da minha decisão de assumir meus cabelos crespos. 

Essa decisão pelos cabelos naturais aconteceu em outubro do ano passado. Na verdade eu já vinha querendo a muito tempo, só não sabia exatamente por onde começar, o que fazer durante o processo. Daí por acaso assistindo a vídeos no youtube, cai em um onde uma menina contava sobre este passo que ela tinha dado e que vim a saber chama-se transição capilar
Um vídeo foi levando a outro e conheci a Vânia, do blog dela conheci a Sônia e vários outros blogs de amigas que passaram ou estão passando pela transição capilar. Tenho aprendido muitas coisas com elas!


Então, já são quase 6 meses sem química nos cabelos. Algumas pessoas perguntam o que eu usava, resposta: guanidina.
Quando eu decidi mudar, parar com a química, meus cabelos estavam assim:



Aqui eu tinha relaxado a raiz e amassei bastante os fios após usar um leave-in, por isto nas fotos não estão completamente lisos, eu amassava muito os fios para ficarem assim. Mas normalmente eu usava assim, escova + chapinha:






Sempre gostei de mudar o cabelo, o corte. Então sempre que me "dá na telha", eu vou e mudo, sou inquieta em relação ao cabelo, gosto mesmo de mudar... as vezes até sozinha em casa haha
E agora minha meta é crespo, bem black mesmo!
Estou quaaase lá...

Comecei a relaxar os cabelos na adolescência e nessa mesma época também a pintar porque começaram a nascer os fios brancos bem cedo. Usei diversos tipos de química mas graças a Deus nunca tive nenhum tipo de queda, nada do tipo, pelo menos não que eu me lembre.
Já pintei de várias cores, franjas de todos os tamanhos, já usei trança rasta (ou kanekalon)...

Na gravidez fiquei sem usar química nenhuma por quase um ano, poderia ter ficado como estava e só cortado a parte com química  mas acabei sendo influenciada por opiniões, não teve jeito. Então relaxei e cortei curtinho assim:

Depois cresceu, cortei...

Cresceu de novo... e de outubro pra cá, mesmo com a transição capilar, eu fazia escovinha como de costume assim:
dezembro/2012

Depois cortei:
[raiz já crespa como dá para notar]

Mas a medida em que a raiz foi crescendo parei de escovar e comecei a fazer de outras maneiras e também cortei mais um pouquinho, ficou assim:



Cortei um pouquinho mais...
Tenho feito estilização com twists e trancinhas para igualar a parte relaxada à natural  já crescida, então é assim que estou ultimamente e só aguardando o grande corte:

Tenho conversado com o marido sobre o big chop, que é o corte onde se retira toda a parte relaxada do cabelo, e ele me apoia, mas acha que posso me arrepender, ficar tristonha... mas acho que não, quando tomar a decisão não vai caber arrependimento, será uma decisão bem pensada. Minhas irmãs, irmãos, primos também já se acostumaram com meu "novo" cabelo, então acho que não haverá grande choque...rsrs

Se é fácil essa mudança, esse período de transição capilar? Não, não é...

Ponto 1: Duas texturas nos cabelos, uma delas gosta de certo creme/tratamento e a outra detesta e vice-versa. Algumas vezes os cabelos "resolvem" que não vão ficar do jeito que eu quero, mesmo fazendo estilizações.
Ponto 2: A reação das pessoas!
Não ligo para a opinião de quem eu não conheço mas quando o assunto é família a coisa muda. Meus irmãos e alguns dos primos são bem gaiatos, fazem piada de tudo, não perdoam nada... então imagina eu no meio desse povo hahaha
Dia desses passei pela prova de fogo, fui em um almoço de família. Teve piadinhas sim, as típicas aff, mas eu tirei de letra...hahaha
Mas também teve elogios... são bem vindos, claro!
Ponto 3: Cabelo natural exige alguns cuidados extras. Antes para sair eu não levava nem 5min nos cabelos, agora coloca aí uma meia hora ou mais... e dá-lhe leave-in, mousse, gel... amassa/seca/acessórios...

Mas posso dizer que a sensação é maravilhosa, sensação de liberdade. Levo mais tempo cuidando, mas é maravilhoso porque é assim que eu sou, é para mim um resgate das minhas origens... 

Quero dizer que de maneira alguma sou contra relaxamentos, chapinhas e etc só acho que devem ser uma opção e não uma obrigação, ninguém precisa se ver obrigada a usar assim por ser um padrão imposto.
Vejo as vezes uma discussão que na minha opinião é bobeira, cada ser humano é livre para escolher o que julga melhor para si... quer relaxar, relaxe. Quer deixar natural, deixe e pronto. 
Ser feliz com suas escolhas, é isso que importa!
É o que penso...

{ Neste post aqui eu falo sobre o Cronograma Capilar, um tratamento muito importante para quem estiver passando pela transição capilar, confira}
* E aqui conto sobre o meu Big Chop

45 comentários:

  1. Teu cabelo tá lindíssimo assim Lauri, eu amo cabelos crespos!
    Gostei dessa tua mudança...
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada amiga! Sua opinião é importante pra mim... que bom que gostou.
      beijos

      Excluir
  2. apoiado hahaha
    amo meus cabelos alisados
    estou a 8 meses sem alisar
    por causa da gravidez rs
    mais vou volta da minha filhota é black
    e nem penso em alisar rs
    acho que gosto mesmo é da praticidade
    mais você tá linda Lauri de qualquer jeito menina
    parabéns

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nanda, os alisados tem seu lado prático... mas aproveita mesmo os cabelos naturais agora na gravidez, vai fazendo estilizações para igualar as texturas.
      Obrigada viu querida, pela presença por aqui.
      beijos

      Excluir
  3. Muito bom o post, Lauri. Continue perseverante irmã.
    Quantos aos comentários negativos de terceiros, infelizmente sempre existirá.
    Aqui em Salvador, quando não são palavras(poucas vezes), são olhares(muitas vezes) exagerados...

    Eu me sinto feliz por você, em saber que seu marido te apoia! Se você tem a compreensão dele, isso é muito bom.

    Bjo linda e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vânia, seu apoio é super importante amiga.
      Infelizmente estamos ainda longe do dia em que as pessoas vão parar de empurrar o "padrão liso" nas pessoas... por isso sempre teremos as críticas né... mas vamo que vamo!
      beijos e obrigadaaaa

      Excluir
  4. Linda a história da sua transição Lauri! Engraçado, nesse período os problemas são os mesmos. O bom de tudo isso é que uma fortalece e anima a outra.
    Seu cabelo fica legal com as tranças e twists, o meu não fica mais assim. Vamos praticar o desapego Lauri? O meu tem que ser agora em março e o seu já tem data?

    Obrigada pelo seu carinho, Deus te abençoe e te fortaleça!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sônia, passamos pelas mesmas situações nessa fase complicada de transição. O apoio que recebo no seu blog, as dicas e tudo mais são muito animadores, não há desânimo que fique, sempre acho uma solução. Obrigada pelo apoio viu amiga...
      Como eu quero desapegar, estou doidinha... mas por enquanto só criando a coragem...rs
      um beijo, obrigada

      Excluir
  5. Não resisti e coloquei o link da história da sua transição lá no blog na postagem http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/01/transicao-que-fase-dificil.html. Se você não aprovar eu retiro. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprovadíssimo, vou passar lá pra conferir.
      beijos

      Excluir
  6. Lauri, amiga.... que linda que vc está com os cabelos ao natural.
    Pra dizer a verdade você é lindíssima de qualquer jeito, sabes disso, mas ao natural eu amei, verdade mesmoooo!!!
    Que vontade de te ver pessoalmente e te dar um abraço.
    Estou com muitas saudades de você.
    Tenho orado sempre por ti... mas queria muito um dia te conhecer pessoalmente. Quem sabe né? rsrsrs.
    Beijos lindaaa e uma feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cidinha, você é muito fofa! Obrigada viu...
      Tenho muuuita vontade de te conhecer pessoalmente, se Deus quiser isso vai sim acontecer! Muita saudade de você minha amiga!
      Também tenho orado por você, firme no propósito, mas pessoalmente seria com certeza beeem melhor!
      um beijo e uma feliz semana pra você também

      Excluir
  7. Obrigada pela sua visita adorei vc lá no meu bloguinho muito obrigada mesmo
    www.samukatraquina.blogspot.com.br e lindas noites de estrelinhas colororidas ,bjs* Nelinha@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também Nelinha, uma noite linda pra você também.
      beijos

      Excluir
  8. Nossa Lauri, adorei a transição, tá linda! Quero criar coragem pra fazer umas transformações por aqui também... nunca mudei meu cabelo :( ... mas quem sabe eu não crio coragem e dou uma repicada nas madeixas... beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jeise, é muito bom mudar o cabelo, tomara que você crie coragem mesmo. Depois cresce de novo e você começa tudo de novo...rs
      Acho que você vai gostar sim do resultado. Torcendo por você.
      beijos

      Excluir
  9. Lauri, que bacana!! A melhor parte é a da libertação, né?! Isso eu acho que é a grande sacada! Ficar pronta em menos tempo. Sou super viciada em secador!! Ainda não consegui me libertar...hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Myriam, essa sensação de liberdade não tem preço, apesar que para ficar pronta tenho demorado mais tempo agora... mas tudo bem...rs
      beijos

      Excluir
  10. Eii florzinhaa...
    Vamos trocar figurinhas, me segue http://cachosmakeevida.blogspot.com.br/
    Beeijo !

    ResponderExcluir
  11. oii eu sóó tenho 12 anos e sou apaixonada pelo cabelo cacheado ja usei guanidina só pra relaxar mais o meu cabelo ta um estrago metade cacheada e metade aff sei lá qual é a outra metade kkk eu qria saber quantas vezes por semana fasso hidratação e qual é o melhor creme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, é difícil mesmo quando temos duas texturas no cabelo, cacheado+liso. Também estou nessa, mas tenho aprendido muito em outros blogs, comunidades no facebook, vídeos no youtube. Olha, se o seu cabelo estiver ressecado é bom fazer o cronograma capilar, dá uma olhada neste post aqui:http://belezaincondicional.blogspot.com.br/2013/03/cronograma-capilar.html
      Tem vários outros blogs também falando do assunto, mas este achei bem explicadinho.
      É importante também fazer Umectação, usar óleos naturais, como: óleo de rícino, óleo de oliva extra virgem, óleo de coco, de linhaça, de macadâmia... veja este post: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2012/05/umectacao-banho-de-oleo.html
      e vários outros blogs, dá uma olhada nesses que eu sigo aqui na minha barra lateral, em Cabelos & Cia.
      Então, com paciência a gente vai descobrindo maneiras de manter nosso cabelo natural e saudável, bonito...
      Qualquer coisa é só perguntar, se eu não souber, vou atrás e aprendemos juntas.
      beijos

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, no meu eu faço hidratação de duas a três vezes na semana, mas dá uma lida no post de cronograma capilar e veja qual a necessidade do seu, de repente nem precisa tantas... e um creme que tem dado muuuuito certo pra mim é a máscara de hidratação da haskell de mandioca afro. Muito boa! Dai, como faço o cronograma capilar, uso ela uma vez só, na nutrição.
      beijos

      Excluir
  12. Lau, Fiquei muito feliz com sua escolha. Você sabe o quanto sou adepta do crespo e quanto defendo o cabelo natural, livre de chapinhas e afins. Acredito que essa fase de transição é bem complicada, mas se tiver paciência para esperar crescer, garanto que não se arrependerá. Você pode fazer cauterização (reposição de queratina), selagem ou selante para abaixar o volume, algum tratamento que não tire o crespo, mas que hidrate e controle o volume. Parabéns pela decisão e seja bem-vinda ao clube. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Cris, desde que te conheço você sempre teve seus cachos, lindos! Obrigada pelo apoio amiga!
      beijos

      Excluir
  13. Vc é praticamente uma metamorfose ambulante! rsrsr
    Eu gostei do seu cabelo mais longo e liso, mas tmbém gostei dele crespo como está! Acho mais natural e sou super a favor ! Tenho uma amiga q usa black power e eu a acho super estilosa! :) Mas é claro, demanda mais trabalho e tempo p/ cuidar. Ai como a gente sofreeeee! heheh bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs verdade Camila, estou sempre mudando, é bom, me faz bem.
      um beijo e obrigada

      Excluir
  14. Olá.
    Adorei seu post sobre sua transição capilar.
    Você disse uma coisa muito importante.
    Assumir nossos cachos também é assumir nossas origens, assumir nossa liberdade.

    bjos.

    filhadejose.blogspot.com
    Ana Virgínia.

    Ah, aproveito para te convidar a participar do sorteio do livro "Um amor pra Recordar"

    http://www.facebook.com/pages/Filha-de-Jos%C3%A9/270301263015693?sk=app_154246121296652&app_data=%7B%22id%22%3A166394%7D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Virgínia, obrigada pela visita!
      Algumas pessoas não entendem minha decisão, mas para mim no momento está sendo realmente isso, assumir quem eu sou.
      Vou passar sim para participar do sorteio.
      beijos

      Excluir
  15. Oi meu nome é Tayane , gostei muito da sua história . Estou entrando nessa nova faze da minha vida , tenho 19 anos e quero meus cachinhos de volta meu cabelo é cachiado mais com o uso de relaxantes e escova e pranxa durante 3 anos meus cabelos alisaram de vez eu lavo e eles ficam esticadinho , preocurando no you tube coisas sobre cabelos cacheados encontrei muitos videos de meninas blogs que acabaram me levando até a voce nada é por acaso né então to disposta a mudar sei que será dificil mais confio em mim e vou conseguir (yn só queria saber quanto tempo demora para esse processo terminar ? Eu estou a 1 mês sem quimica .
    Obs : Os seus já estam muuuito bonitos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane, concordo com você que nada acontece por acaso na nossa vida. Olha, é assim mesmo, depois de usar um produto para relaxar os cabelos não voltam mais a ter cachos, a parte relaxada não volta mais a formar cachos. A única saída é retirar essa parte relaxada, mas podemos fazer isso aos poucos esperando os cabelos crescerem.
      Tem meninas que cortam os cabelos de uma vez só, fazendo o big chop.
      O tempo dessa espera acho que depende do tempo de crescimento de cada cabelo, algumas meninas usam produtos para os cabelos crescerem mais rápido também. Vejo algumas meninas com 1 ano sem química no cabelo e os cabelos já grandinhos, outras não... então esse tempo depende. Eu vou fazer 6 meses sem química e tenho uns 5 cm de cabelos naturais, estou cortando aos poucos a parte relaxada.

      Muita força Tayane, vai valer a pena depois!
      Veja este post da Sônia com dicas de grupos de cacheadas e crespas no facebook: http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/02/transicao-grupos-de-ajuda.html
      É super importante nessa fase de transição encontrar apoio de pessoas, mesmo que seja virtual.
      um beijo grande e conta comigo se eu puder ajudar em algo...

      Excluir
  16. Estamos juntas continua firme não importa o que as pessoas falem de você o importante é que no final de tudo vai ter um Belão lindo de arrazar fica firme (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, vamos seguindo firmes.
      um beijo

      Excluir
  17. seus cabelos estão incrivelmente lindos. amei!
    estou passando por esse periodo tao dificil, depois de anos usando quimica, resolvi assumir meus cachos, porque quimica realmente nao deixou meu cabelo como queria. entao meus cabelos estao voltando a sua origem, rsrsrs.
    mas, a dúvida é, como cuidar dos fios e quais produtos usar durante esse periodo?
    um beijo, fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, muito obrigada flor,
      Este período é difícil mesmo...
      Vou fazer um post sobre os produtos que tenho usado ultimamente, logo eu posto aqui tá bom?
      um beijo

      Excluir
  18. oi. gostei da sua história, mas principalmente da sua opinião quando vc disse que cada uma usa o cabelo do jeito q achar melhor. sempre pensei isso, quando tinha os meus naturais, relaxados, alisados, preogressivados e agora henezados. quero voltar ao natural, principalmente pq sempre quero mudar, e com o hene não dá, né. e meu comprimento ta lisinho q só, mas a raiz, que não tinha química nenhuma, tá uma tristeza. decidi deixa-lo natural semana passada. agora é força e fé, pq cabelo com duas texturas não é fácil não. bj e tudo de bom pra nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina,
      O meu comprimento também está liso, principalmente na frente e a raiz já alta... super difícil mesmo. Como você disse, muita força e fé... super necessário.
      Se voltar por aqui, deixa o seu link para eu conhecer seu blog, cliquei no seu nome mas seu perfil não está disponível para acessar.
      beijos

      Excluir
  19. Meu cabelo está bem parecido com o seu... ânimo pra nós!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edineide, acredita que eu já mudei de novo o cabelo...rsrs sou a loka das tesouras...kkk
      Muita força para nós!
      beijos

      Excluir
  20. Adorei!
    Força amiga, você consegue...está se saindo muito bem e seu cabelo está lindo!
    Eu estou a 10 meses sem química, vou cortar só daqui 3 meses ainda.
    Mas não penso em desistir, quero muito me libertar dessas pontas chatas!rs

    Beijos
    www.deboraninja.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, essas pontas são muito chatas mesmo, afff...
      Força para nós, vamos chegar lá sim!
      Vou lá conhecer seu blog
      beijos

      Excluir
  21. Estou 6 meses sem quimica, mais meus cabelos demoram para crescer, eu to vendo que minha raiz ta um pouco crespa. Oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanderson,
      Já experimentou fazer umectações com óleo de ricino? ele estimula o crescimento dos fios. E os oleos em geral são ótimos para combater o ressecamento dos nossos crespinhos, mas precisa ser óleo vegetal ou essencial 100% natural, sem adição de silicones/oleo mineral/petrolatum...
      Qualquer dúvida, estamos aqui ;)

      Excluir
  22. Parabéns Lauri pela sua transição, eu ja estou 3 meses sem química e estou amando os cachinhos mesmo pequenos nascendo, so que minha mãe não aceita e fala pra voltar a quimica só que meu sonho é voltar a ser cacheada com cabelos longos e sem apoio da familia to passando sozinha e seu blog e os outros estao me motivando cada vez mais a continuar na transição. .....
    Beijos
    Parabéns Lauri....
    ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Determinação é tudo na vida, continue focando nos teus objetivos e siga em frente. Com o tempo as pessoas acabam aceitando.
      Obrigada por acompanhar o blog
      beijos

      Excluir

Muito obrigada pela visita!!!

Fique a vontade para deixar o seu pitaco também.
♥ Os comentários são moderados e respondo a todos por aqui mesmo.
♥ Assim que possível retribuo a visita.
*Caso deseje seguir o blog, deixe seu link para que eu possa retribuir ;)

Beijos,
Lauri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...