16 maio 2013

46

"Big Chop" - O grande corte [Contando tudo] #cabelos

Big Chop ou simplesmente bc, que para o português pode ser traduzido como o grande corte, é o corte onde se retira toda a química que resta nos cabelos de uma só vez. Algumas pessoas passam a máquina para este corte.


big chop

No meu último post sobre cabelos eu disse que não cortaria mais os cabelos para retirar o restante da química, que esperaria ele ir crescendo... mas não aguentei mais tempo as duas texturas na cabeça... 6 meses e 29 dias foi o meu limite, nem esperei mais 1 dia para completar os 7 meses.
Então eu fiz o meu big chop!


big chop

big chop

Cachinhos mais de perto:


 Como já tinha alguns centímetros de raiz, não precisei passar a máquina, foi na tesoura mesmo. 
O meu big chop foi por etapas, como conto neste post aqui, mas o meu antes era assim:
big chop

Eu não tenho apego ao cabelo, gosto de mudar mesmo, mas este passo significou muito para mim, trouxe à tona lembranças da infância, saudades da minha mãe, pois era ela quem cuidava dos meus cabelos naturais na infância... mexeu mesmo comigo. 
O meu filho foi um grande incentivador, sempre dizendo que eu estava linda, princesa. O marido assim... sempre me apoiou na transição, mas com o bc ele era bem pé atrás como eu já disse em outro post, achava que eu fosse me arrepender, essas coisas... mas depois do bc feito, ele me achou linda.



Por quê mesmo eu decidi deixar meus cabelos naturais?

Relembrando neste post aqui...
Não quero mais ser dependente de nada, meu cabelo natural pode sim ser bonito e saudável, sem químicas que poderiam prejudicar a longo prazo. 
Algumas pessoas me dizem: "nossa, você foi corajosa!"
Não acho que eu fui corajosa não, acho que temos que parar de ter medo de experimentar aquilo que temos vontade de fazer nos cabelos. 
A primeira coisa a se pensar: é danoso? não, então ok!
É reversível? sim, então ok
Se não vai fazer mal à saúde, se tiver como reverter caso você se arrependa... vá em frente! A vida é curta para ficarmos com medinho... 


Sabe um pensamento que eu acho assim nada a ver, é o estereótipo que algumas pessoas tem em mente quando pensam em uma mulher com os cabelos crespos naturais: que o black é só para mulheres ousadas, extravagantes... ou seja, o pensamento de que o cabelo natural não é para qualquer um, querem limitar a idade, as características da pessoa que pode ou não usar um black.
Meu cabelo é natural e black mas eu não mudei nadinha no meu jeito de ser, sou delicada, super na minha e personalidade nada extravagante... Super feliz com a minha escolha. Arrependimento zero!
Mudei sim, alguns conceitos... tenho mudado conceitos há alguns anos aliás. 
Não espero e nem necessito da aceitação das pessoas, sei que em um país onde existe a ditadura do liso como padrão de beleza é bem difícil para muitos enxergar beleza em um crespinho...
Mas eu entendo e respeito as opiniões, o importante é como eu me sinto.

Por quê eu não deixei meus cabelos naturais antes?

Porque eu não sabia como fazer, como cuidar, o que usar... e hoje temos muita informação e produtos à disposição sobre cabelos afro. Só questão de ir atrás, ler e aprender.


Como me senti logo após o big chop: 

Olhava no espelho e não me reconhecia, olhava toda hora para ter certeza de que era eu...rsrs 
Também não é de se estranhar já que estive durante anos da minha vida escondida atrás das mechas lisas, nem sabia mais como era o meu cabelo natural. A adaptação não foi tão fácil para mim, precisei de alguns dias, mas eu quis muito... precisava muito disso e este era o meu momento!
O Big Chop precisa ser feito com muita consciência e cada pessoa tem o tempo certo para isto, vejo algumas pessoas incentivando quem está em transição a fazer logo o bc, mas precisamos nos lembrar disto: cada um tem seu tempo.


A diferença: 

Com os cabelos lisos estava sempre preocupadas com a chuva, o calor, o vento, o suor... qualquer coisa que pudesse arruinar o efeito da escova. Agora não tenho o que esconder, este é o meu cabelo.
Após o big chop conheci melhor meu cabelo, os tipos de cachos que ele tem, porque são vários tipos... 4A, 4B, 4C e até um lisinho atrás das orelhas que não consegui definir o que é. 
Passei a entender do que ele precisa, do que ele gosta... falando assim parece que eles tem vida própria né... mas é quase isso hehe

Sem as duas texturas gasto menos tempo para finalizar, antes tinha que fazer várias coisinhas e texturizações para igualar as duas partes. 


O que usar nos cabelos após o big chop: 

Agora com uma nova textura nos cabelos, estou aprendendo como arrumar, o que usar. Vejo que muitas meninas depois do big chop abusam dos brincos e makes. Infelizmente eu não posso usar brincos, tenho tendência à quelóides, e com make eu sou bem mais ou menos, sabe...rsrs
Mas tenho usado bastantes acessórios como faixas, tic tac, lenços, flor...





meu big chop

Uso bastante afro puff também e procurando a gente encontra muitas outras opções de penteados:
Penteados: [vídeos youtube]
- Afro puff
- Afro Puff e lenço
-Afro puff chique
- Afro puff pin-up
- Penteado da Vânia
- Torcidinho
- Look com lenço
- Looks com lenço II
- Turbante

E tem váaarios outros penteados para cabelos cacheados/crespos no youtube, basta dar uma pesquisada por lá.

Leia também:
Minha Transição Capilar
Cronograma Capilar

46 comentários:

  1. Parabéns Lauri. Você ficou mais bonita, o seu cabelo é encaracolado, muito bonito.
    Gostei dos acessórios, eles caem super bem.
    Boa noite de quinta-feira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vânia, obrigada viu amiga!
      Sabe, tenho vários tipos de cabelo, ele não é todo encaracolado não, tem umas partes 4C mais crespinhas... mas estou amando!
      beijos

      Excluir
    3. Obrigada Célia <3
      Lindo o seu black, amei!
      beijos

      Excluir
  2. Oi amiga, eu tambem tenho vontade de me libertar das quimicas, mas não tenho coragem de cortar o cabelo curtinho, ainda mais que tenho o pescoço grande.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, nem me fale em pescoço grande...hahaha olha o meu, grande e fino...hehehe
      um beijo, obrigada por seguir

      Excluir
  3. Foi uma transformação e tanto!!! Mas pra melhor!!! Adorei o resultado, principalmente pela libertação!! Parabéns pelo visu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Myriam, a libertação foi o fator principal realmente...
      beijos

      Excluir
  4. amiga linda também não tenho apego a cabelos não mais já minha mãe kkkkkk
    parabéns pelo novo visu
    ficou linda amiga bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      Mãe é mãe, precisamos respeitar mesmo!
      beijos

      Excluir
  5. Amei amiga, ficou muito chic! Lindo teus cachinhos, agora você pode usar e abusar de acessórios. Está linda! Parabéns!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sônia!
      Estou amando essa fase, e louca por acessórios agora...hehe
      beijos

      Excluir
  6. Ficou muuuito legal! Adorei a "radicalizada"!!! rsrsrs Ficou linda Lauri, parabéns pela mudança. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lauri, você ficou MEGA LINDA com esse cabelo curto.
    Amei amiga, ficou demais!!!
    Super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, agora sim está natural como eu queria... ehhh
      beijos

      Excluir
  8. Deixe enrolar. rs
    Feliz cabelo novo!
    Agora podemos trocar figurinhas. Eu adoro comprar cremes e dou preferência para os produtos específicos para cachos. O que você está usando de leave-in? bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do "deixe enrolar"...rsrs
      Obrigada amiga, vamos trocar figurinhas sim... comprar cremes é o meu novo hobby haha
      Olha, por enquanto eu estou fazendo assim, não compro tanto por ser específico para o meu cabelo, mas pela composição do creme, como minha necessidade maior agora é hidratar e nutrir, eu compro cremes a base de manteigas e óleos vegetais, evitando os que tem petróleo e parafina...
      O leave in do meu coração é o yamasterol, baratinho e maravilhoso...rs
      beijos

      Excluir
  9. Oi, Lau!!!
    Feliz cabelo novo!! Qual leave in você está usando?
    Quando eu era adolescente, meu cabelo vivia sempre preso, porque creme nenhum resolvia.
    Concordo que hoje temos acesso a produtos ótimos para o cabelo, e muitos tratamentos que ajudam a abaixar o volume e hidratar. Ótimo o seu post, viu!

    (Mandei um comentário mais cedo, mas acho que não foi.)
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, tinha ido sim é que eu não tinha vindo aqui ainda...rs
      Te adicionei no grupo amigas cacheadas, viu? acho que vc vai gostar...
      Sempre achei seu cabelo lindo, desde a época da ETB, acho que era mais cacheado antes né...
      beijos

      Excluir
    2. Oi, Lau!! É que fiz cauterização e ele soltou mais os cachinhos!! Mas não vou mais fazer. Cauterização e chapinha acabam soltando os cachos. É um perigo. Não faço mais chapinha, nunca mais. rs bjs

      Excluir
  10. Amiga, admiro muito essa sua atitude. Você está certíssima em assumir seu cabelo do jeitinho que ele é, e isso é algo raro hoje em dia. Todas usam o cabelo igual. Eu amo cachos, desde criança eu sonhava em ter cabelos crespos, minha mãe tinha, mas eu não herdei isso dela...Quando era adolescente cansei de dormir com rolos na cabeça pra acordar com cachinhos, mas eles duraram poucos minutos...Até que um dia aprendi a aceitar que meu cabelo é liso. Aprendi a aceitar como eles são e nunca mais quis mudar, nem a cor. Acho que temos que nos aceitar e valorizarmos a nossa beleza. Beleza não é imitar o cabelo que todas estão usando. Cansei dessa moda da chapinha em que todos os cabelos são completamente lisos, os cachos foram saindo de circulação. Por isso estou muito feliz que você tenha feito isso. Vai ser difícil or um tempo ficar com o cabelo bem curtinho, mas agora ele vai crescer saudável. E aos poucos você vai fazendo os penteados que encontrou. Eu amei o penteado chamado "afro puff chic", gostei muito!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ai Nádia, obrigada viu amiga!
    Eu também cansei disso, sabe... da imposição que colocam em cima da gente, de ter que estar dentro de um "padrão de beleza". Não é fácil tomar essa decisão, nem todos entendem, nem todos aprovam... mas estou aprendendo a não depender da aceitação das pessoas.
    Cada pessoa te sua beleza e não precisamos ser iguais a ninguém.
    Você também é linda, do jeitinho que é.
    um beijão

    ResponderExcluir
  12. Mulher, vc está linda!
    Tô na transição há 5 meses, e le blogs como o seu só me dão a certeza que foi a melhor decisão da minha vida ter parado de alisar. Só nao tenho coragem de fazer big chop nao, por isso vou ter que ter paciência nos próximos anos... Mas vai valer a pena! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que posso estar passando força para outras pessoas... sabe, tudo começa realmente dentro de da gente, nos aceitando, aceitando o nosso cabelo.
      Se não tem coragem pro bc, vai cortando aos pouquinhos mesmo. Quero deixar uma dica, se você tiver facebook procure um grupo chamado "cacheadas em transição" e solicite para entrar. Você vai encontrar muitas dicas e inspirações por lá também.
      beijos

      Excluir
  13. Lauri, tb fiz o grande corte, entra no meu blog,ficaria mega feliz.bj Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, vou lá conhecer seu blog
      beijos

      Excluir
    2. Seu blog é o Puro Glamour? não estou conseguindo entrar... me passa o link
      beijos

      Excluir
  14. Oi Lauri, vc tá linda!!! parabéns pela atitude de ser você mesma!!! a gente se surpreende com os cachos depois de tanta química...é uma redescoberta mesmo. Este mês ganhei uma dica dos céus (mesmo sendo superrrr básica), uma Professora AfroAssumida me passou: lavar com shampoo, na hora do condicionador - passar creme sem enxague na raiz e o condicionador nas pontas - vc vai misturar os dois no próprio cabelo. Depois, enxágua tudo e passe um pouco de creme sem enxague nas pontas. Pode ser que agora, curtinho vc não perceba mto, mas, qdo tiver maior vc vai ver q os cachos ficam mais definidos, duram muito mais tempo e vc economiza muuuuito creme para definí-los. Bju, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada viu!
      É verdade, eu não sabia que tinha cachos, não conhecia meus cabelos...
      Bem legal a dica da professora, gostei, vou tentar também. Obrigada por compartilhar a dica :)
      um beijo e obrigada

      Excluir
  15. Que linda Lauri!!!!!!!!
    Arrasou!
    Adoro encontrar moças como vc, me sinto cada vez mais motivada!!
    Deve ser muito bom sentir a sensação de "Liberdade" né?!
    Ficou ainda mais linda!
    Tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  16. Acabei de fazer o big chop, e meu cabelo tb tem vários tipos de cachos, inclusive tb tem um lisinho atrás da orelha rsssssss, mas na franja ele é um 4c queria dar mais definição nessa parte pq acho que fica estranho meu cabelo com cachos e na franja sem definição nenhuma até pensei em voltar a usar química pq nao gostei da minha franja. talvez só esteja seco pq nao fazia nenhum tratamento na transição eu usava mascara de hidratação no banho mas nao deixava agindo, vou ver se me acostumo caso contrario volto para o alisamento, penso que o importante é eu me sentir bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleice, me desculpe a demora em responder, muita correria por aqui.
      Muitas meninas tem os cabelos como os nossos assim com várias texturas, não é fácil para quem gosta dos cachinhos bem definidinhos, daí só fazendo texturizações mesmo. Mas como você acabou de fazer o bc, tenta ir hidratando mais a franja, faça também mais umectações... os cabelos vão mudando após o corte.
      Concordo com você, o mais importante é você se sentir bem com você mesma!
      Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Ola meninas estou em transiçao ha cerca de 3 meses e estou pensando em fazer BIG CHOP esta semana, a decisao ja tomei so me falta a coragem... Beijus adorei seu post Lauri e voce ficou maravilhosa assim...

    ResponderExcluir
  18. Eh Hoje o grande dia, estou super ansiosa, daqui algumas horas faço meu Big Chop, tomara que fique tao bela quanto você Lauri ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, estou torcendo por você viu... vai dar tudo certo, vai ficar linda siiiim! Depois conta como foi tá?
      beijios

      Excluir
  19. Meninas fiz o BC na sexta dia 25/10 , no começo foi mega hiper estranho me olhar dei ate crise de risos, mas meu namorado estava do meu lado e todo momento falava que estava linda, mas foi super tenso o primeiro dia, estava com vergonha do mundo, mas agora estou me sentindo tao mais leve e livre sabe, e bom saber que não sou escrava mais da química. A minha cabeleireira deixou somente uma franja na frente ate eu acostumar e ele crescer ... E inevitável os olhares por onde passo, mas estou nem ligando mais sabe ... #Estou em uma nova fase da minha vida, vou ter meu próprio estilo e personalidade;
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, a primeira sensação é assim mesmo, a gente demora a se reconhecer no espelho...rs
      Essa sensação de liberdade não tem preço, o mais importante é estar bem com a gente mesma, a opinião das pessoas não pode ocupar o 1º lugar na nossa vida.
      Desejo tudo de bom pra você, e que a cada dia você descubra e se apaixone pelo seu cabelo natural!
      beijos

      Excluir
  20. Obrigadaun Lauri ...agora e só cuidar dele direitinho para que cresça...

    beijos linda

    ResponderExcluir
  21. Ai Lauri, era tudo o que eu precisava para fazer logo o meu Big Chop, tenho 4 dedos de raiz natural, 5 meses que não uso nenhuma química, sou adolescente e moro no interior, e tava com medinho de cortar o cabelo porque não sei se aguento ouvir o que as pessoas vão dizer, mas agora tou mais encorajada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,
      Olha, se você sentir que chegou seu momento de fazer o bc acho que deve fazer sim. É difícil falar assim, sem conhecer o seu jeito, mas acho que cada uma tem seu momento para o bc e precisamos estar bem preparadas para ele sabe...
      Algumas pessoas criticam sim, fazem piadinhas... ainda mais adolescentes. Mas quando você decidir que é o momento, não deixe que ninguém te coloque para baixo, olhe no espelho, se enxergue como linda e não deixe ninguém tirar isso de você!
      Lembre-se: o importante é como você se sente! A gente não pode viver refém da opinião das pessoas, não podemos deixar que as pessoas ditem para nós o que é bonito, o que está na moda...
      Se tiver facebook, procure os grupos de cacheadas que tem por lá, vai ser de grande apoio nesse momento.
      Eu indico:
      Crespas e cacheadas do DF
      Cacheadas em transição
      Amigas Cacheadas
      e outros
      Qualquer coisa, estou por aqui...
      Tudo de bom para você!
      beijos

      Excluir
  22. LINDA LINDA E CHEIA DE ATITUDE PQ NÃO É FACIL TOMAR TAL DECISÃO E LEVAR A DIANTE.
    EU ESTOU PENSANDO EM ADERIR O BIG CHOP PQ USO MEGA E RELAXO MEU CABELO MAS NÃO AGUENTO MAIS.
    SÓ PENSO SE REALMENTE TEREI CORAGEM DE TAL MUDANÇA MAS TÔ MEGA EMPOLGADA PRA ESSA MUDANÇA SINTO QUE NECESSITO DESSA LIBERDADE.
    AMEI SEU CABELO TÁ PERFECT
    BJOS BJOS ADOREI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara,
      Assumir os cabelos naturais não é uma decisão fácil mesmo, porque ainda existem muitos preconceituosos enrustidos por aí, nem sempre se consegue apoio das pessoas...etc
      Mas uma vez tomada a decisão, a liberdade toma conta da gente e passamos a não dar tanto valor ao que pensam a nosso respeito,...essa imposição que colocam sobre nós de como deve ser nosso cabelo, nosso corpo, nosso comportamento... conseguimos passar por cima disso sim.
      Enquanto se decide, vai lendo mais a respeito, tem alguns grupos no facebook para meninas em transição onde dá para aprender muita coisa:
      Cacheadas em transição
      Amigas Cacheadas
      Crespas e Cacheadas do DF
      etc
      Qualquer coisa é só chamar...
      beijos

      Excluir

Que bom que está aqui... Fique a vontade para deixar o seu pitaco também.
♥ Os comentários são moderados...
♥ Assim que possível retribuo a visita!
Beijos,
Lauri

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...